pHmetria Esofágica e Impedancio-pHmetria

O estômago produz ácido que pode voltar para o esôfago (refluxo gastroesofágico), provocando alguns sintomas como azia, regurgitação, dor no peito, rouquidão, erosão dental e outros. Assim, a pHmetria esofágica mede a quantidade de ácido que está voltando para o esôfago e se os sintomas relatados estão relacionados com o refluxo. Esta monitorização dura de 16 a 24 horas.

O que o exame detecta?

• Se quantidade de ácido que volta do estômago para o seu esôfago é considerada normal ou anormal (aumentada).

• Se esse refluxo está provocando os sintomas.

• Se os medicamentos que você está tomando estão controlando o refluxo.

Como a pHmetria esofágica é realizada?

Em geral, pHmetria esofágica é realizada sem uso de medicação, mas, em alguns casos, pode ser realizada com o uso de medicamentos para refluxo.

Por que fazer a pHmetria esofágica?

A medida do pH esofágico ajudará em seu diagnóstico:

• Se os sintomas estão relacionados com a doença do refluxo e que não desaparecem com o uso de medicação, como a azia e regurgitação (refluxo refratário).

• Na avaliação de sintomas atípicos do refluxo gastroesofágico: dor no peito, tosse, asma, rouquidão e alteração no esmalte dos dentes.

Na perspectiva de indicação do tratamento cirúrgico do refluxo gastroesofágico:

• Importante no pré-operatório para confirmar refluxo anormal, tendo valor prognóstico importante (prevê resposta positiva à cirurgia).

Como é o preparo?

• Jejum de 4 horas.

• Quais medicamentos devem ser suspensos?

Omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol e esomeprazol – esses medicamentos não podem ser tomados por, pelo menos, sete dias antes do exame.

Ranitidina, famotidina e cimetidina - você não deve fazer uso dessas drogas no período de três dias antes da realização do exame.

Domperidona, bromoprida e metoclopramida – Suspenda esses medicamentos três dias antes do seu exame.

Antiácidos em geral – até um dia antes do exame.

Fique Atento!

Você deve interromper seus remédios para realizar seu exame, a menos que seja orientado pelo seu médico a mantê-los. Neste caso, o exame é realizado com o intuito de verificar se as medicações estão adequadas para o tratamento.

O que fazer e vestir no dia do teste?

No dia do exame você deve comparecer no consultório de banho tomado, pois água pode danificar o aparelho.

No dia do exame use uma camisa com botões para frente para facilitar a troca.

Como a pHmetria esofágica é realizada?

Imediatamente antes do exame você irá preencher um questionário sobre seus sintomas.

Existem dois tipos de exame e o seu médico vai determinar qual o mais adequado para o seu caso.

• Quando apenas a acidez do esôfago é medida (pHmetria esofágica prolongada).

• Além da acidez, a medida numérica do número de refluxo independente da acidez (impedanciopHmetria esofágica). Este exame é muito importante para o diagnóstico de casos que não respondem ao uso de medicação, na investigação de tosse crônica e na seleção de pacientes candidatos à cirurgia antirefluxo.

• O exame é realizado através de um tubo (cateter) de apenas 2 mm de diâmetro. Sua narina é anestesiada e o tubo é introduzido no seu nariz e vai até o esôfago. Este cateter fica ligado externamente a um equipamento que grava todos os dados. Esse procedimento é realizado num período de 16 a 24 horas. Sua atividade durante a gravação deve ser próxima de sua rotina. Apenas atividade física é proibida. Você retornará ao consultório no dia seguinte para que o cateter seja retirado.

O que é mais importante durante o exame?

• Você fará um "diário" onde deixará registrados os períodos de alimentação, o período que ficar deitado e seus sintomas.

Há algum tipo de risco?

• Não se preocupe, o teste é seguro!

• Coriza e leve desconforto na garganta podem ocorrer.

• As complicações decorrentes do exame são quase nulas – raramente pequeno sangramento durante a passagem do tubo.

Quais os benefícios da pHmetria esofágica?

Avalia se você tem refluxo gastroesofágico anormal e se os sintomas são causados pelo refluxo. Caso sua endoscopia não mostre esofagite erosiva ou esôfago de Barrett (alteração da mucosa do esôfago por refluxo intenso), o diagnóstico é confirmado com a pHmetria esofágica. Usando no pré-operatório de cirurgia antirefluxo, este exame tem grande valor prognóstico.

Exame de pHmetria / ImpedanciopHmetria Esofágica

1) Jejum de 4 horas.

2) Venha com camisa de botão na parte da frente a fim de facilitar a troca e de banho tomado.

3) Não utilizar estes medicamentos previamente ao exame:

• Omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol e esomeprazol – suspender por sete dias.

• Ranitidina, famotidina e cimetidina – suspender por três dias.

• Domperidona, bromoprida e metoclopramida – suspender por três dias.

• Antiácidos em geral pode ser usado até a véspera do exame.

Fique Atento!

4) Leve os exames relacionados ao esôfago e estômago (ex: endoscopia digestiva alta, RX, pHmetria ou manometria esofágica).

5) Compareça 15 minutos antes do horário marcado para preencher um questionário.