Hérnia Inguinal

A hérnia inguinal ocorre quando o conteúdo abdominal, normalmente parte da membrana que reveste a cavidade abdominal, omento (gordura abdominal) ou parte do intestino, se projeta através da região inguinal. O abaulamento resultante pode ser doloroso, especialmente ao tossir, movimentar-se ou levantar um objeto pesado. Apesar de ser uma condição benigna, esta condição pode levar a complicações com risco de morte. Por este motivo, há uma tendência geral em se recomendar a cirurgia. Hérnias sintomáticas sempre devem ser operadas. Este procedimento médico é um dos mais seguros e realizados no mundo.

Sintomas

Algumas hérnias inguinais não causam quaisquer sintomas. Você pode desconhecer que tenha uma até que o seu médico descubra que durante um exame clínico de rotina. Muitas vezes, porém, você pode ver e sentir a protuberância criada pela hérnia. A protuberância é geralmente mais fácil de ser visto quando você fica de pé, especialmente quando tossir ou forçar o abdome.

Os sinais de hérnia inguinal e seus sintomas incluem:

• Um abaulamento ao lado de seu osso da pelve,

• Dor ou desconforto na virilha,

• Fraqueza ou pressão na virilha,

• Inchaço ao redor dos testículos (sinal que o intestino desce para o escroto).

Atenção: Normalmente, você deve ser capaz de empurrar a hérnia de volta para seu abdômen quando você está deitado. Quando este abaulamento não reduzir, a avaliação médica imediata se torna necessária, pois deve se tratar de uma hérnia encarcerada.

Hérnia Encarcerada

Uma hérnia encarcerada pode levar a uma hérnia estrangulada, pois ao cortar o fluxo de sangue para o intestino, pode causar o estrangulamento do conteúdo da hérnia. A cirurgia é necessária para reparar a hérnia e restabelecer o fornecimento de sangue para o intestino.

Sinais e sintomas que podem ocorrer:

• Náuseas e vómitos,

• Febre,

• Aumento da frequência cardíaca,

• Dor súbita que se intensifica progressivamente,

• Alteração da cor da pele.

Causas

Algumas hérnias inguinais não têm nenhuma causa aparente. Outras ocorrem como resultado de:

• O aumento da pressão dentro do abdômen,

• Presença de ponto fraco pré-existente na parede abdominal (congênito ou adquirido),

• Esforço durante as evacuações ou micção,

• Gravidez,

• Excesso de peso,

• Tosse crônica.

Em muitos indivíduos, a fraqueza da parede abdominal ocorre ao nascimento quando o revestimento abdominal (peritônio) não fecha corretamente. Os homens são mais propensos a ter essa fraqueza congênita. Outras hérnias inguinais desenvolvem mais tarde quando os músculos enfraquecem ou deterioram-se devido a fatores como o envelhecimento, a atividade física extenuante ou tosse crônica.

• Ser do sexo masculino,

• História familiar,

• Algumas doenças, como a fibrose cística, uma condição com risco de vida que causa danos pulmonares graves e muitas vezes uma tosse crônica,

• Tosse crônica,

• Constipação crônica,

• Obesidade,

• Gravidez,

• Trabalho braçal,

• Nascimento prematuro,

• História prévia de outras hérnias.

Complicações

• Especialmente grandes hérnias podem se estender para o escroto, causando dor e inchaço,

• Encarceramento (já mencionado), que pode obstruir o intestino, levando a dor intensa, náuseas, vômitos e outros sintomas de obstrução intestinal.

• Estrangulamento, podendo levar ao infarto intestinal. A hérnia estrangulada é risco de morte e requer cirurgia imediata.

Diagnóstico

Um exame físico é suficiente para o diagnóstico na maioria das vezes. O seu médico irá perguntar sobre seus sintomas e irá verificar se há uma protuberância na região da virilha. Ultrassom é necessário em casos selecionados.

Se a sua hérnia é pequena e não está incomodando você, a simples observação pode ser a conduta. Hérnias grandes ou dolorosas requerem cirurgia para aliviar o desconforto e evitar complicações graves. Apenas seu médico é capaz de avaliar a necessidade de cirurgia imediata.

Existem dois tipos de cirurgias: - correção da hérnia por via anterior (hernioplastia) e reparo laparoscópico (hernioplastia laparoscópica).

Na cirurgia por via anterior, também chamado de correção de hérnia aberta, o cirurgião faz uma incisão na virilha e empurra a saliência para dentro do abdômen e reforça a região utilizando uma tela sintética (tela de Marlex).

Após a cirurgia, em geral, de quatro a seis semanas você estará plenamente capaz de retomar suas atividades normais.

Na laparoscopia, ou procedimento minimamente invasivo, o cirurgião opera através de pequenas incisões no abdómen. Um pequeno tubo equipado com uma câmera (laparoscópio) é inserida numa incisão. Guiados pela câmera, o cirurgião insere instrumentos através de outras incisões para implantar na área da hérnia tela sintética.

A hernioplastia por laparoscopia causa menos desconforto e melhores cicatrizes após a cirurgia, além de um retorno mais rápido às atividades normais. A laparoscopia é a melhor opção para hérnia recidivadas, operadas previamente por via anterior. A laparoscopia também pode ser uma boa escolha para as pessoas com hérnias em ambos os lados (hérnias inguinais bilaterais).

Prevenção

• Mantenha um peso saudável. Converse com seu médico sobre a melhor dieta e exercício para você,

• Alimentos ricos em fibras. Frutas, legumes e cereais integrais contêm fibras que podem ajudar a prevenir a constipação e esforço para evacuar,

• Levantar objetos pesados com cuidado, sempre dobrando de joelhos e não de sua cintura,