Síndrome da Dor Abdominal Funcional (SDAF)

A Síndrome da Dor Abdominal Funcional (SDAF) é um estado de dor abdominal crônica e recorrente que não é causada por doenças estruturais, orgânicas ou metabólicas, detectada por exames clínicos de rotina. É mais comum em mulheres e estima-se que 2% da população seja acometida. Há uma disfunção nos nervos que ligam o cérebro ao intestino e, com isso, ocorre uma falta de sincronia nos movimentos intestinais, causando dor. Não há alteração do hábito intestinal.

Sintomas

Os sintomas da SDAF podem aparecer sem que haja uma causa aparente, porém algumas infecções podem estar associadas. Além disso, situações de fortes emoções, períodos de estresse elevado, podem causar ou intensificar as dores na região abdominal.

Os sintomas podem se tornar constantes em pacientes no quais os receptores de dor localizados no abdome se tornaram mais sensíveis em decorrência dos pacientes terem contraído infecções recorrentes do trato gastrointestinal ou, menos frequentemente, naqueles que se submeteram a diversas cirurgias abdominais.

Qual o papel do cérebro no momento da dor?

Nosso cérebro envia estímulos para o organismo intensificando ou aliviando a dor. Quando a pessoa está ansiosa ou depressiva, a dor se torna mais aguda e incômoda. Quando o paciente é pouco tolerante a dor, o receio em senti-la novamente pode gerar a sensação de intensidade maior do que a crise anterior. Esses distúrbios psicológicos, quando presentes, devem ser considerados como características coincidentes à dor abdominal e não como causa. Porém, a teoria biopsicossocial é a mais aceita para explicar esta síndrome.

Boa relação médico-paciente, psicoterapia e moduladores da sensibilidade visceral (antidepressivos) são a base do tratamento da SDAF.