Manometria Esofágica de Alta Resolução

O que é?

Trata-se de um exame semelhante à manometria convencional, porém com muitas vantagens diagnósticas e prognósticas. A Manometria de Alta Resolução (MAR), melhor definida como topografia pressórica de alta resolução é uma tecnologia que modificou vários paradigmas da motilidade digestiva.

A MAR tem se mostrado superior na avaliação dos distúrbios motores do esôfago, em relação a manometria convencional, pois permite a localização mais fácil dos pontos anatômicos, reduz o tempo do exame proporciona maior conforto ao paciente.

No entanto, as indicações tanto para MAR, quanto para convencional são as mesmas. Entre as indicações, destacam•se: investigação diagnóstica das disfagias, após exclusão de obstrução orgânica do esôfago; adequado posicionamento de dispositivos intraluminais (cateter de pHmetria); pré•operatório de Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) e avalição da disfagia após tratamento cirúrgico ou tratamento da acalasia. É importante ressaltar que a MAR não faz diagnóstico de DRGE, porém pode indicar situações que predispõem o refluxo, como hipotonia do esfíncter esofagiano inferior.

Contato

Deixe sua mensagem. Em breve entraremos em contato!

Deixe sua mensagem

Campo obrigatório.
Informe um e-mail válido.
Campo obrigatório.

Rua Paracatu, 1154, Sala 312 - Santo Agostinho - BH / MG

contato@clinicacemad.com.br

(31) 3285-4803

(31) 3261-3848