10 Hábitos que Melhoram sua Qualidade de Vida

1) Cuidado com seu hábito alimentar

O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e câncer. Consumir mais oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache) reduz o risco de males cardíacos entre 25% e 39%, quando consumidos cinco vezes por semana. Elas são ricas em gorduras boas, em especial o ômega 3, que diminuem as taxas de colesterol ruim e evitam a formação de placas de gordura que obstruem as artérias. Comer peixe pelo menos duas vezes por semana, graças a presença do ômega 3, também ajuda.

2) Durma bem

Repor as energias do dia com uma boa noite de sono é mais do que importante, é essencial. Dormir bem é um dos segredos para a longevidade. Quem sofre de insônia crônica corre três vezes mais risco de morrer em comparação com pessoas que não sofrem com o problema. O ideal é pelo menos 7 horas e meia de sono por dia.

Outra dica: atenção na respiração pode ser a receita ideal para combater os desgastes mentais e físicos e, até a insônia, aumentando assim a sensação de bem-estar. Tratar a apneia do sono, quando presente, é fundamental para melhorar a qualidade de vida.

3) Atividade física

Os benefícios da atividade física para a saúde do organismo somam uma lista extensa. Dizer não ao sedentarismo significa afastar de perto doenças como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de dar mais disposição e energia. Quando ficamos frequentemente sentados e por muito tempo o nosso metabolismo se altera e influencia em fatores como colesterol alto e repouso da pressão arterial, que são indicadores da obesidade, problemas cardiovasculares e outras doenças crônicas. Por isso, não passe a vida da cadeira.

4) Evite a obesidade

Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, e a prática de exercícios físicos regulares vão te ajudar a manter o peso ideal. O sobrepeso e a obesidade, além de elevar os riscos de diabetes, derrame, hipertensão e apneia, estão por trás de 30% dos casos de câncer. Por isso, a regulação da dieta é fundamental. Além de melhorar a saúde e a autoestima, a perda de peso também favorece a memória.

5) Controle do estresse

Apesar de não ser considerado doença, o estresse precisa ser observado e controlado. Além de perda de força física e psicológica, o estresse também é fator de risco para os problemas do coração.

6) Pratique o bom humor

Nada melhor do que o humor para combater os percalços que aparecem. O bom humor pode manter as pessoas saudáveis e aumentar as chances de uma vida longa. Pessoas bem humoradas tem risco de morte reduzido em até duas vezes. Praticar atividades ao ar livre, por mais curtas que sejam, melhoram significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e para a autoestima.

7) Não fume

Já parou para pensar que seu cigarro causa males terríveis ao seu organismo, mas também das pessoas ao seu redor. A exposição à fumaça do cigarro dos outros pode aumentar em 50% os riscos de sofrimento psicológico. O fumo passivo pode ser pior que a poluição. Mas, os fumantes precisam prestar atenção aos males do cigarro para o próprio organismo. No Brasil, cerca de 200 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo, responsável pelos riscos aumentados de vários cânceres, principalmente pulmão, outras doenças pulmonares e cardiovasculares.

8) Cultive bons amigos

Não há dúvidas sobre os benefícios que a convivência com pessoas queridas nos traz. Mas, ter uma boa rede de amigos pode ser mais importante do que você imagina. Quem vive rodeado de amigos e vizinhos pode viver até 50% mais do que alguém que vive só. Perder o apoio social pode diminuir ainda mais as chances de sobrevivência do que obesidade, fumo ou sedentarismo.

9) Vida sexual saudável

Ter uma vida sexual saudável também traz muitos benefícios à saúde. Fazer sexo com certa frequência diminui os riscos de infarto fatal. Ter uma vida sexual ativa contribui para melhorar o humor, relaxar o corpo, melhora o aspecto da pele, aliviar o estresse e a TPM. A reação tem efeito prolongado, devido à ação dos neurotransmissores que passam a agir no seu organismo com mais regularidade e numa quantidade maior.

10) Cuidados com o autoconhecimento e a autoestima

Trabalhe o seu autoconhecimento e sua autoestima para viver melhor. O conceito que temos sobre nós mesmos é definidor de como nos colocamos e nos portamos na vida, define o valor que vamos dar a nossa pessoa, ao nosso trabalho, as nossas opiniões, as nossas vontades, e aos cuidados para o nosso corpo e nossa saúde.

Contato

Deixe sua mensagem. Em breve entraremos em contato!

Deixe sua mensagem

Campo obrigatório.
Informe um e-mail válido.
Campo obrigatório.

Rua Paracatu, 1154, Sala 312 - Santo Agostinho - BH / MG

[email protected]

(31) 3285-4803

(31) 3261-3848

(31) 98899-8000

Estamos nas Redes Sociais