Dieta com Baixo Teor de Fodmap do Controle dos Sintomas Abdominais

Cerca de 90% da população mundial sofre com problemas gastrointestinais como flatulência e/ou inchaço abdominal, diarreia e constipação provocados pela produção excessiva de gases. As queixas supracitadas juntamente com a Síndrome do Intestino Irritável (SII), podem estar relacionadas com a má absorção dos alimentos.

Caso você tenha SII ou sofra de algum outro problema relacionado ao sistema digestivo, fique atento aos FODMAPs.

O que são FODMAPs?

FODMAP é uma sigla em inglês que significa: Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis Fermentáveis, ou seja, são alguns alimentos que o organismo não consegue absorver adequadamente e, consequentemente, são fermentados pelas bactérias do intestino, causando desconforto.

Quais são os sintomas após a ingestão de FODMAPs?

Os sintomas incluem dores abdominais, inchaço, flatulência, borborigmos (ruídos audíveis), diarreia e constipação. A intensidade está diretamente relacionada com a quantidade de alimentos ingeridos.

Porque ocorrem estes sintomas?

Os sintomas ocorrem devido à má absorção dos FODMAPs no intestino delgado que, chegarem ao intestino grosso, sofrem fermentação pelas bactérias, liberando consequentemente, gases como: hidrogênio, dióxido de carbono, metano, entre outros. A presença dessas moléculas no intestino provoca, por difusão osmótica, uma maior retenção de água, podendo ocasionar diarreia. Para minimizar ou extinguir os desconfortos, procure um nutricionista para iniciar a dieta com baixo teor de FODMAPs.

Quem deve fazer esta dieta?

Todas as pessoas com diagnóstico de SII ou que possuam distúrbios intestinais funcionais, devem procurar auxílio profissional para investigar as causas e tratar os desconfortos gastrointestinais. Apenas o profissional de saúde é capaz de determinar se você será beneficiado com o uso desta abordagem dietética.

Como é o tratamento?

Utilizamos um protocolo internacional para averiguação de intolerância aos FODMAPs. É uma abordagem nova e pioneira no Brasil, específica para diagnosticar causas e tratar os sintomas referidos. O tratamento é realizado em aproximadamente seis sessões, nas quais fazemos a exclusão e inclusão de grupos alimentares, de acordo com os sintomas relatados, sob a avaliação de um nutricionista. Os pacientes registram semanalmente, em um diário alimentar, os sintomas e a intensidade em que ocorrem, seguindo o seu padrão normal de alimentação. Assim, a nutricionista conhecerá os alimentos desencadeadores dos desconfortos, e poderá orientar especificamente o paciente através de um plano alimentar, garantindo sabor, variedade e adequação nutricional. Toda avaliação e tratamento levam em torno de 14 semanas.

Qual é a eficácia deste tratamento?

Estudos apontam que a dieta com baixo teor de FODMAP melhora os sintomas gastrointestinais em 75% dos pacientes com a Síndrome do Intestino Irritável¹. Procure sempre ajuda especializada, e fique atento a qualquer novo sintoma ou desconforto gastrointestinal, para uma possível reavaliação clínica.

Contato

Deixe sua mensagem. Em breve entraremos em contato!

Deixe sua mensagem

Campo obrigatório.
Informe um e-mail válido.
Campo obrigatório.

Rua Paracatu, 1154, Sala 312 - Santo Agostinho - BH / MG

[email protected]

(31) 3285-4803

(31) 3261-3848

(31) 98899-8000

Estamos nas Redes Sociais